Foto: Deni Zolin (Diário)
Van móvel do Conselho de Arquitetura do Estado (CAU RS) na Ulbra Santa Maria
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado (CAU-RS) começa por Santa Maria o processo de interiorização da entidade. Até o final do ano, o conselho vai instalar aqui o primeiro escritório no interior do Estado que permitirá não só o registro de arquitetos, mas um trabalho mais intenso de fiscalização em obras não só em Santa Maria como na região. A confirmação da instalação aqui na cidade foi feita pelo presidente do CAU-RS, Tiago Holzmann da Silva, ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Depois, serão abertos escritórios em Passo Fundo, Caxias e Pelotas.
Índice para reajuste de aluguel varia nos contratos com as imobiliárias
- Santa Maria também foi escolhida por possuir, proporcionalmente, o maior número de profissionais com registro ativo e de emissão de Registros de Responsabilidade Técnica no Estado, depois de Porto Alegre - afirmou Tiago Holzmann.
Ontem, uma van do CAU esteve na Ulbra para fazer registro de profissionais. Ao longo da semana, essa equipe fez vistorias em obras de condomínios, casas e de reforma em lojas de shoppings de Santa Maria, Santiago, Jaguari e São Pedro do Sul. Em alguns casos, foram achadas irregularidades.
Segundo a fiscal do CAU-RS, Amanda Gehrke, se não há arquiteto ou engenheiro responsável pela obra, o dono é notificado e tem prazo de 10 dias para se regularizar. Caso não faça isso, é proposto um termo de ajustamento de conduta (TAC) e, se não cumprir, é multado em valores a partir de R$ 2,5 mil e o caso é enviado ao Ministério Público. E se o arquiteto não fez o registro da Anotação de Responsabilidade Técnica da obra, também é notificado e pode pagar multa. Esse tipo de fiscalização será mais comum a partir do ano que vem aqui.